Vergonhas da ULP

Este é um blog onde A TUA OPINIÃO conta!!! Chega de vergonhas!!!

hit counter
Alunos já visitaram este blog

terça-feira, outubro 14, 2008

Semana (vergonhosa) do caloiro

É de lamentar tudo o que sucedeu na semana do caloiro.
A imagem da Lusíada ficou manchada, sem duvida.
O que pensarão todos os que este ano iniciaram a sua vida académica dentro da nossa Universidade?
Fomos "invadidos". Os nossos muros foram pintados. E nós envergonhados.
Não acham que deveria haver um esclarecimento a todos nós, para que realmente se esclarecessem as duvidas entre nós existentes?
Afinal o que aconteceu?
Quais os motivos?
Quem são os culpados?
Podemos ou não ter praxes?
Vamos ter direito ao cortejo na Queimas das Fitas?
Isto aconteceu e vai morrer assim, como se nada fosse?

89 Comments:

At 7:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Alguem me diz o que se passou?

 
At 9:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Para os homens e mulheres que actualmente enfrentam problemas emocionais, ou de carácter sexual, há uma solução eficientemente simples. Ir ao psicólogo? Nem por isso. A cura está em visitar certos blogs como este.

 
At 9:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ainda não entendi qual o problema do blog!!

 
At 11:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu so gostava de saber uma coisa. Onde esta a nossa querida AAULP, estarão ocupados a tentar resolver o problema?? Porque nao imformao os alunos, isto e uma vergonha. Desde o tempo da lista do Emanuel e sua equipa que a nossa AAULP e uma vergonha.

 
At 11:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

vem vindos a realidade da AAULP do chicho e do bruno. Tenhao vergonha depois disto so podem demitir. Uma vergonha

 
At 5:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É muito simples, os camelos que estão na AAULP e os do CVULP andam a fuder a lusiada e ninguem faz nada. Quinta feira a academia do porto veio a lusiada dizer k que o dux não era reconhecido nem o seu conselho, nem a sua forma idiota de praxar. O otario que pensa que manda disse que não queria saber do que eles falavam.
Conclusão: Por causa dakeles hibridos, a lusiada foi suspensa da Academia, estamos proibidos de praxar, bem como de ir à semana de academia, a latada, ao cortejo, e a tudo que for praxistico. E as nossas tunas que se teem mantido imparciais o tempo todo são quem mais estão a sofrer. eles querem o poder todo. mas isto tem que acabar. Para acabar com os boatos: a academia não veio à lusiada bater em ninguem, e assim o fez. A unica pancada que houve foram esses ignobeis que espancaram os proprios alunos da lusiada. Quantos de vos ja foram ameaçados por eles? eu sei de pelo menos 6 pessoas.

 
At 7:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

LOLLLLL.......

 
At 7:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

OH gajo, olha la se ainda levas na tromba também... palhaço do caralho. Se soubesses a merda que tas prai a dizer tinhas era vergonha de escrever fosse o que fosse... palhaço

 
At 7:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A Academia se esteve na quinta-feira na Lusíada foi simplesmente para todos os caloiros e Doutores de Praxe saberem que esses senhores não são praxistas e nem são reconhecidos e que se os estudantes continuarem a apoiar esses senhores que a Lusíada que por agora está somente suspensa,será mesmo expulsa da Academia e sofrerá as consequências que isso acarreta. Nunca foi intenção da Academia,ao contrário das histórias que esses senhores meteram a correr,de ir bater em alguém mas sim mostrar que a Lusíada deveria abrir os olhos para os abusos desses capoeiristas.Esses senhores é que contrataram seguranças armados e conspurcaram a capa de estudante ao darem uma a cada um desses gorilas para os disfarçarem de estudantes.A Academia não está contra os caloiros e Doutores de Praxe da Lusíada mas sim contra os pseudo-veteranos capoeiristas egocêntricos fanfarrões que se dizem conselheiros.

 
At 7:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

- A Academia reuniu-se e foi em peso à Lusíada mostrar o seu descontentamento pelas violações contínuas das regras de Praxe;
- Em peso literalmente, pois foram cerca de mil doutores trajados em data em que as suas casas também estavam em festa;
Acção esta que a “Chichus Band” tentou ocultar, quando antes (Que coragem!) tinha contratado meia dúzia de seguranças da noite do Porto para os portões da Lusíada, pondo-lhes capas de estudante conspurcando as mesmas;
- Os quais nada fizeram dada a grande quantidade de gente envolvida e tendo chamado a Polícia de Choque;
- Mas mesmo assim não pararam, continuando com o clima de terror que se foi avolumando;
- Nomeadamente com chantagens, coacções, perseguições, agressões e até ameaças de agressão a veteranas (do que foi feita as competentes queixas-crime e a denúncia dos factos à Administração da Lusíada);
- Expulsando o Presidente do NERIP do jantar do Caloiro só porque o mesmo é afilhado do Albernaz;
- E perseguiram-no até à FEUP onde o mesmo se refugiou e, como não o encontraram, nem o conseguiram descobrir, agrediram um doutor da FEUP que se encontrava destrajado ali perto;
- Continuando, noutros lados, a manter “adeptos” à custa de “copos” e “prendas” com dinheiros que deveriam ter outros fins, nomeadamente a prossecução do interesse de todos os alunos da universidade e não apenas os seus “amiguinhos”, só porque chegaram ao poder e o usam num verdadeiro hino ao célebre livro de George Orwell;
- E muitas outras situações que, a seu devido tempo e em sede própria, irão ser tratadas.

 
At 10:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Para quem já cá andou há muitos anos e lutou por isto, não pode deixar de dizer alguna coisa, em jeito de desabafo, da inqualificável situação actual da Praxe.

Como toda a gente sabe, a Praxe e o associativismo são como água e azeite, e quem tentar misturar as duas coisas estraga as duas.

Claro que também não há dúvidas que a Praxe é mais àgua e associação mais azeite.

Desde logo porque, a Praxe tem fins altruístas como sendo a sã convivência entre a comunidade estudantil e a associação da lusíada tem fins egoístas como sendo a sã convivência da meia dúzia de menbros da associação que usam dinheiros de todos em proveito próprio.

A praxe dá espirito lusíada aos alunos, a associação dá dinheiro aos dirigentes.

Enfim vissicitudes...

Mas não é o dinheiro que a Universidade dá á associação e ao chicho (com letra pequena nayuralmente)e que ele e outros metem ao bolso que me importa. O que me importa é ver o chicho e o seu sequito a deitar por água abaixo aquilo que outros com tantos sacrificios pessoais e á sua custa construiram.

Estavam á espera de quê? que o Magnum Consillium Veteranorum estivesse a dormir?

Claro que a Lusíada com o Chicho & Cª - Qual sociedade comercial - estás muito perto de ocupar o último lugar do cortejo da queima das fitas.

Foi por muito menos que a Universidade Fernando Pessoa ocupou esse lugar.

Cada coisa no seu lugar. à Praxe o que é de Praxe à Associação o que é da Associação.

Com muita mágoa pelo que se está a passar, aqui fica o desabafo de quem deu muito á Praxe e de quem muitas vezes contraiou o magnum em proveito da lusíada.

Estou com o magnum, é urgente sanear da Praxe quem a avilta.

DURA PRAXIS SED PRAXIS

 
At 11:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

realmente pouca verdade se diz neste coments inuteis. pk qd se trata de aparecer e mostrar a cara todos ficam bem escondidos. ameaças a veteranas??? de agressao?? vamos falar verdade. a essa senhora que a todos chamam de cristal era um pouco mais verdadeira e coerente pk realmente me parece que nao foi ameaçada de agressao mas o medo e tanto q qq pretexto serve para exovalhar ou tentar enxovalhar o conselho de veteranos ou a comissao. continuo a dizer q essa senhora deve apenas ser uma aluna da nossa mui nobre universidade e que infelizmente se apelida de veterana.e aqui me identifico como gonçalo Namorado veteranorum de dto e afirmo que nunca ameacei de agressao ou qq coisa parecida a essa senhora tendo testemunhas que comprovaram o mesmo

 
At 11:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

doi o cotovelo a mts de vos semana vergonhosa????? perguntai aos caloiros que acho q responderam

 
At 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa Noite.
Venho parti-lhar com voçês caros colegas alguns pontos de vista.
Se o que se passou,na semana do caloiro foi vergonhoso ou foi de se lamentar, segundo alguns dissem que se encontrem os reponsáveis, e que os responsáveis que conduziram tais acontecimentos que tenham a dignidade de encontrar a solução para por fim aos problemas que se verificam actualmente para que a Instituição que todos nós representamos não saia mais desgastada do que já está, e para que não haja consequências mais graves para a nossa instituição, e que taís efeitos não venham afectar terceiros que nada têm a haver com o que aconteceu.
Outra situação é o que se verifica actualmente, que igualmente nada dignifica a instituição que nós representamos, é natural que numa Universidade nem todos sejam amigos uns dos outros, que se formem grupos aqui outros alí, que uns simpatizem mais com uns de que com outros e é natural que nem todos se conheçam, mas deveria haver de parte a parte um respeito mútuo, o que não se verifica actualmente. O que se verifica e uma total desordem e falta de respeito, que deveriam ser solucionados dentro dos muros da nossa Universidade, o que se verifica aqui é um LAVAR DE ROUPA SUJA, entre uns e outros. Que tenham pontos de vista diferentes que não se respeitem ou inclusivamente não gostem uns dos outros por variadissimas razões que depende de cada um, mas que se encontrem cara a cara dentro da universidade ou mesmo fora, mas que fossem os vossos problemas resolvidos por voçês, não é o virem para aqui dizer que um é isto e que fez isto e aquilo e mandou fazer aquilo, resolvam entre voçês os vossos problemas, não venham para a praça publica falarem mal um dos outros, nada vós dignifica. O que vão pensar os que chegaram agora à nossa Universidade, ao verem o que para aqui se escreve a falarem uns sobre os outros, estes que entraram agora que nada têm a haver com o que se passa aqui e que podem vir a ser afectados pelos vossos actos.
Por isso caros Colegas pensem o bocado, vejam o que está mal o que pode mudar, e deve mudar para que se possa de uma vez por todos solucionar este problema de uma vez por todas, e deixem de vir para a praça publica falarem mal uns dos outros, nada dignifica o bom nome da nossa Universidade como inclusivamente dos alunos que nela frequentam, grupo esse onde voçês mesmo incobertos pelo anónimaco estão englobados.
Mais uma vez boa noite.
Saudações Académicas

 
At 2:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acho piada a certas coisas que aqui se dizem, tipo, o chicho rouba, o chicho nao dignifica a praxe, o chicho isto e o chicho aquilo... que eu saiba, toda a gente se lembra dos magnificos ultimos cortejos da queima das fitas que até por acaso tivemos um camião tir tipo trio eléctrico, quem foi que vos proporciomou isso? O CHICHO, depois tiveram por exemplo algo inédito como o comboio do caloiro da Lusíada e volto a perguntar, quem proporcionou isso? O CHICHO, temos vindo a ter semanas de recepção ao caloiro sempre todas organizadas, mas quem proporciona isso? O CHICHO, ele é presidente da AAULP, até conseguiu baixar as notas mínimas para os rapazes de arquitectura de 12 para 10 valores nas frequências, e quem conseguiu isso? A AAULP do CHICHO, ele que é tão mau para a praxe e para os praxistas, que eu saiba dá sempre a cara enquanto que esses senhores apenas se dignam a falar anonimamente em blogues, e-mails ou coisa do género, agora pergunto quem são os cobardes? O CHICHO não é de certeza. E para finalizar, e sim como amigo do Chicho mas acima de tudo (penso eu imparcial), dizerem que o Chicho se aproveita do dinheiro da AAULP, do CV ou seja de onde for, só pode mesmo ser para rir... pois ele deve ter mais condições financeiras do que metade da Lusíada do Porto junta. Por isso, antes de atirarem a primeira pedra... pensem um bocadinho na merda que podem estar a pensar ou a dizer, o rapaz pode ser o maior fdp e ter todos os defeitos do mundo, mas de certeza que até hoje muito pouca gente ou até mesmo nenhuma fez tanto pela lusíada em termos académicos e praxísticos como esse senhor. VIVA AO PRESIDENTE E VETERANORUM CHICHO.

 
At 8:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

será k o curso de RI é tao facil k ninguem lá tem k estudar???
ja fazias a barba ó gilletes!!!

 
At 11:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ó JOVENS, O PROBLEME É MESMO ESSE.

A PRAXE NÃO QUER NEM ACEITA TRIOS ELETRICOS. ISSO É PARA O CARNAVAL.

A PRAXE QUER UM CARRO COM FLORES EM PAPEL FEITO PELOS FITADOS.

SÓ QUEM NÃO SABE NADA DE PRAXE É QUE PODE APOIAR O TRI ELETRICO.

MAS FIQUEM SABENDO QUE O TRIO ELECTRICO, POR SER ISSO MESMO, ENADA TER A VER COM A PRAXE, NÃO ENTRA A CONCURSO.

NOUTROS TEMPOS, QUANDO O CARRO ERA FEITO PELOS ALUNOS E NÃO ERA UM ESPETÁCULO CIRCENSE GANHAVA O CORTEJO.

AGORA ESTÁ EXCLUIDO DO CONCURSO.

E ESTÁ ESCLUIDO DO CONCURSO PORQUE O CHICHO E Cª LDA AINDA NÃO ENTENDERAM ESTAS REGRAS BASILARES DE PRAXE, CONFUNDINDO CIRCO COM PRAXE.

CUMPRIMENTOS,

E ESTUDEM AS REGRAS

 
At 5:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sabem qual um dos grandes pilares e princípios da nossa sociedade,da praxe e academismo que se tem vindo a perder?
É o respeito pelos mais velhos,pelos anciãos,pelos nossos avós.Eles deram muito por nós,lutaram para que nós tivéssemos uma melhor vida e mais oportunidades.E certo meninos não sabem o significado disso,pois,nunca souberam o que representa o ancião,nem sabem respeitar seus avós.Eu os amo e,quero-os comigo durante muitos anos e beber da sua sabedoria para que mais tarde possa eu fazer o mesmo para com os meus netos.Portanto,meus amigos não cuspam no prato que vos dá a sopa porque um dia podem querer e ele já lá não estar.


Sabem qual é outro dos princípios básicos da Praxe e do Academismo que se perdeu desde que estes senhores tomaram conta da Associação de Estudantes e do Conselho de Veteranos?
É o princípio da humildade.Acho que não preciso de explicar o que isso é,pois, é tudo o que esses senhores não são e,que levem o seu grande camião tir disco ambulante coberto de fotos desses senhores que numa atitude narcisista egocêntrica mais uma vez não mostram humildade,que nós cá preferimos um camião mais pequeno que seja original,coberto de flores de papel e que se ouça os nossos caloiros e doutores a cantarem juntamente com os grupos do nosso orfeão.

 
At 11:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

resummindo e concluindo...quem e a culpa!!toda a gente sabe!!!!!quem fez a lusiada passar esta vergonha......é triste....quem tudo quis tudo perdeu até a dignidade!!!saim dai deixem ir prai que quer trabalhar...sr presidente e sr dux!!!ja metam a capa preta mas e na cara pela vergonha que nos fizeram passar...nunca fomos tao humilhados!!

 
At 2:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Axo piada kando o coordenador deste blog diz no seu texto paxo a citar: ''A imagem da Lusíada ficou manchada, sem duvida.
O que pensarão todos os que este ano iniciaram a sua vida académica dentro da nossa Universidade?''

E este blog k tem como titulo ''vergonhas da ULP? não mancha a noxa universidade? estas publicaçoes sistemáticas a dizer mal da noxa faculdade tbm nao mancham a noxa universidade? E o k pensarao os novos alunos ao verem este blog? Já pensou nixo? Será k vão ficar contentes ao ver k até os proprios frequentadores da ulp dizem mal da sua faculdade?


Pense nisto

 
At 10:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

TANTO ÓDIO AO PRESIDENTE CHICHO E AO DUX CAMÕES... LLLOOOOLLLL QUE EU SAIBA HA JÁ DOIS ANOS QUE NÃO HOUVE LISTAS OPOSITORAS PARA A AAULP, SERÁ POR TEREM SIDO INTIMIDADOS TAMBÉM?? QUEM SABE... É BOM FALAR MAS COLHÕES PARA VOS CANDIDATAR É QUE ERA BOM... LOOOLLLL ASS: O VOSSO PIOR PESADELO... LOOOLLLLL UM DIA SEREIS COMO O CHICHO SE FORES CAPAZES DISSO, DE SERES MAUS EM TUDO O QUE FAÇAS.... LLLOOOLLL

 
At 5:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

n obridado mas axo k ninguem tem cm idolo uma pessoa tao baixa cm esse senhor de nome chichu axo k ninguem ker ser uma pessoa sem formaçao nenhuma e k anda por ai a ameacar as pessoas armado em gangue por favor onde esta a educacao deste senhor parece um puto. saiam mas e dai a keda tambem pode ser boa pode ser k assim crescam seus meninos da mama

 
At 6:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

:)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))) llllooooolllllll

 
At 6:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O Chicho é de formação baixa mas que eu saiba não se fala noutra coisa a não ser nele... Ele é que se deve tar a rir com isto tudo. Vocês só falam pq emprenham pelos ouvidos, ou já tentaram ouvir a versão dele??
Julguem as pessoas sim, mas só com dados e factos concretos e não apenas pq nao gostam delas ou pq leram ou ouviram algo a difamar seja quem for. Nem parecem alunos do ensino superior... e o chicho é que é menino da mamã?! ok... lol

 
At 6:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cristal, Subaru, Albernaz, Mr Magoo, Paulinho e Luís de RI... são-vos familiares estes nomes?? Provavelmente não, mas que são os senhores que fazem textos a difamar as pessoas, que vão para o magnum falar mal das pessoas da Lusíada, e são as pessoas que apesar do Prof. António Martins da Cruz ter proibido as praxes na Lusíada andam a convocar os doutores e caloiros para aparecerem nos leões... E Agora?? Será culpa do Chicho isto tudo??
São simplesmente as pessoas que não o podem ver à frente e estão a tentar de tudo para o humilhar ou tentar tirar seja de que cargo for... mas não vão conseguir. E o que esses senhores estão a fazer não se faz... mas aguardem cenas dos próximos capítulos desta novela que só agora começou. São senhores que têm sede de poder, isso sim, pois o Chicho e o Camões não precisam da praxe nem da associação para serem uns rapazes porreiros e amigos do seu amigo, e quem os conhece sabe bem disso. Não precisariam dessas merdices e brincadeiras (que no fundo é o que isso é na nossa vida académica) para se auto promoverem ou tentar lucrar com isso... Enfim, não podem ver ninguémm de camisa lavada, é normal, não estivessemos nós em Portugal, este país de fracos, cínicos e invejosos. TENHO DITO...

 
At 11:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

PARA QUEM NÃO SABE O QUE É A PRAXE FICA AQUI.

CHICHI & Cª Lda - incluindo os ignorantes actuais conselheiros que não souberam aprender com os mais velhos e anteriores.

Para todos os verdadeiros e bons praxistas, que vêem a praxe como algo a preservar e que nela são nada mais do que eles próprios.



Praxe Académica



Definição geral:

do Lat. praxe < Gr. prâxis, acção

s. f.,

o que se pratica habitualmente; prática; uso estabelecido; sistema; pragmática; etiqueta.

- académica: conjunto de costumes e convenções praticados em diversas universidades pelos seus alunos e que se destinam à recepção dos caloiros.


Génese da palavra e significado:

A palavra praxis, na antiga Grécia, refere-se a actividade levada a cabo por homens livres. Aristóteles defendia que existiam três actividades básicas de um homem:

- theoria;
- poiesis;
- praxis;

A estes três tipos de actividades correspondem três tipos de conhecimento diferentes:

- A theoria corresponde ao conhecimento teórico e tem como objectivo a verdade;

- A poeisis, (raíz da palavra poesia), corresponde ao conhecimento poético e o seu objectivo é o produto final;

- A praxis corresponde ao conhecimento práctico, cuja finalidade é a acção, o seu próprio desenrolar;

Com isto pretende-se apenas dar a conhecer o significado de “praxis”, palavra mãe de “praxe”, como algo cuja função é ser feito, se desenrolar, em suma: existir.


No que consiste:


Praxe Académica entende-se, de uma forma geral e aceite pela maioria, como o conjunto de usos e costumes tradicionalmente existentes entre uma comunidade académica.

Existe actualmente uma confusão de conceitos no que diz respeito à Praxe.
Muita gente refere-se à Praxe da seguinte maneira: "hoje fui à Praxe...", "fulano tal não tem ido à Praxe", "fulano já não está na Praxe...". Repara-se portanto que muita gente vê a Praxe como uma associação/organização ou evento que acontece num determinado momento com determinadas pessoas e de uma certa maneira.
É necessário separar conceitos. Quando se fala de ir à Praxe, isto refere-se normalmente ao ir participar ou assistir a um evento em que doutores fazem um gozo ao caloiro ou doutores fazem praxe a outros doutores.
Este gozo aos caloiros e praxe entre doutores é Praxe, mas a Praxe não é, por definição, o gozo aos caloiros ou a praxe a doutores.
Este gozo é Praxe, as serenatas são Praxe, os cortejos são Praxe, as tunas são Praxe, as Latadas são Praxe, as Garraiadas são Praxe, o traje é Praxe... Ou seja, Praxe é tudo isto, Praxe são as Tradições Académicas.

É indubitável que esta mecânica de gozo aos caloiros é Praxe, mas não é "A" Praxe, não na sua totalidade pelo menos.

Toda esta dinâmica que se desenvolve à volta desta interacção entre as diferentes hierarquias é muitas vezes uma dinâmica saudável, uma brincadeira original, um gozo ao estudante pelo estudante. Um gozo que fomenta o companheirismo e a humildade quando bem feito.
Mas nem sempre assim o é, existe sempre uma facção que encara esta dinâmica com uma elevada dose de fanatismo, de prepotência e de totalitarismo, assemelhando-se mais a um exército ou a uma seita do que a um grupo de estudantes universitários.


Origem e breve resenha histórica:

Esta "praxe" ao caloiro, ou "praxe" entre doutores, tem a sua mais remota origem na polícia universitária.
De facto, em 1308, na Universidade de Coimbra, os estudantes que não respeitassem as horas de estudo e de recolher decretadas pelo Rei D.Dinis eram detidos pela polícia universitária. Esta polícia universitária regia-se por uma hierarquia própria com base na antiguidade de cada um.
Com a evolução dos tempos esta polícia é abolida. No entanto, parte da sua mecânica é absorvida pela comunidade estudantil e, neste contexto, surgem as trupes de estudantes mais velhos que, depois da hora de recolher, patrulham as ruas em busca de infractores. Apanhados os infractores, estes eram sancionados com o rapanço ou sanção de unhas.
Muitas vezes, no decorrer da história, e em consequência de acções brutais, estes policiamentos e trupes foram proibidos e abolidos várias vezes.

No entanto, é necessário diferenciar que as trupes eram apenas uma das muitas das tradições existentes entre os estudantes, aliás, convém relembrar que o traje era usado por todos os estudantes sendo o seu uso obrigatório durante muito tempo, o que levou a que se fossem criando com os tempos várias tradições ligadas ao próprio uso do traje.
Portanto é óbvio que o uso do traje em si, por parte do estudante, é anterior a qualquer formação de tradição posteriormente associada ao conceito de “Praxe”. É por isso errada e sem fundamento histórico/tradicional, a afirmação de que “só pode trajar quem vai à Praxe”.

No séc. XVI surgem referências às "Investidas", dessas investidas constava um pouco de tudo: a tourada, a picaria, os insultos, a caçoada (significa troça, brincadeira, zombaria, escárnio) e o canelão.

A palavra Praxe (Praxis) surge pela primeira vez na forma escrita em 1863, encontrando-se novamente em 1872 associada ao adjectivo "selvático" o que mostra a opinião da população em relação a tais práticas. A palavra Praxe toma o seu contexto actual com o desaparecimento dos costumes mais selváticos (consequência da evolução dos tempos) e alargamento do seu significado que passa a significar todo um conjunto de actividades dos estudantes universitários baseadas na tradição da comunidade estudantil (Tradições Académicas).

Com a publicação em Coimbra do I Código da Praxe Académica em 1957, fica provado que a Praxe Académica é mais do que as trupes. O Código vem regulamentar e uniformizar todos os usos e os costumes da Praxe. No Porto, a Praxe é herdada directamente de Coimbra pelos alunos que de lá vieram para estudar no Porto nos finais do séc.XIX e, já nos inícios do séc.XX, a Praxe Académica está bem presente na Faculdade de Medicina e no Orfeão Universitário do Porto (fundado em 1912), que se pautam como as principais forças motrizes das Tradições Académicas no Porto. Em 1920 já se fazia a festa da pasta (primórdios da queima das fitas) e em 1945 já se intitula como Queima das Fitas do Porto.

Para a completa história da Queima das Fitas, ver aqui.

Durante a segunda metade do século XX, a Praxe Académica desempenhou um papel de luta contra o Salazarismo e a Guerra Colonial. As consequentes represálias, culminaram no Luto Académico em 1969, que levou à suspensão de todas as actividades. Com o fim do regime a 25 de Abril de 1974, a Praxe Académica e suas tradições foram em muitas academias proibidas. Na altura estudantes ligados a partidos políticos da "esquerda não democrática" pensavam que a praxe alienava os estudantes da luta politica, por isso sempre foram contra. O ressurgimentos das praxes apenas ocorre, no final do anos 70 quando estes estudantes começam a perder peso dentro das academias, principalmente na de Coimbra e na do Porto.

Com a progressiva revitalização da Praxe Académica, outras academias, como a Minhota, começam por criar as suas próprias tradições académicas e acabam cimentando-as fortemente com o passar dos anos no seio da sua Academia, contribuindo assim para a riqueza geral das Tradições Académicas nacionais.


Dinâmica, autoridade vs. autoritarismo, crise de valores

Já foi establecido que a Praxe entende-se, de uma forma geral e aceite pela maioria, como o conjunto de usos e costumes tradicionalmente existentes entre uma comunidade académica.

A praxe existe e sua função é, como qualquer tradição, perpetuar-se.
Imutavelmente? De maneira nenhuma.
Desde os primórdios dos costumes académicos se tem notado uma constante mudança. Costumes como o canelão (recepção em que os mais velhos pontapeavam os caloiros, partindo muitas vezes pernas e acabando sempre em feridos) e outras prácticas violentas foram proibidas ou acabaram por se extinguir de uma forma natural, à medida que os tempos e a sociedade evoluíam.

Claro está, então, que costumes se vão alterando e abolindo conforme as mudanças dos tempos, e o que sobrevive sempre como matriz principal e identificadora são os traços mais belos e originais.

A praxe é dura? Sim, pode ser. Como tradição, tem de defender os seus mais básicos costumes, sejam eles normas de trajar, comportamento em determinadas cerimónias, regras de actividades, etc. Para a maior parte destas normas existe o Código de Praxe, uma adaptação feita por Balau e Soromenho em 1983 do Código de Praxe de Coimbra (impresso e publicado em 1957).
A Praxe Académica, de modo a ser cumprida (bem cumprida), necessita das mais básicas instâncias que se certifiquem de que esta é bem cumprida... E estas mesmas bases são Praxe. Recordemos as Trupes, as Comissões de Praxe, os Conselhos de Veteranos e o Magnum Consillium Veteranorum por exemplo.

Claro que há diversos modos de exercer a autoridade, e aí sim, se insere a problemática.
É óbvio que só tem lógica a adopção de uma postura autoritária apenas quando tal é absolutamente necessário. Ao recorrer constantemente e levianamente à autoridade que a Hierarquia concede, o praxista não está a usar a justiça que advém da autoridade mas cai sim num autoritarismo bacoco que é sinónimo de despotismo e não de justiça.
Mas fique bem claro, face a um contínuo atropelo das normas da Praxe e a recusa em as cumprir, nada mais resta a quem está em posição de exercer a autoridade, de, devidamente acompanhado por mais pessoas que se encontrem na Praxe, convidar a pessoa que não está na Praxe, a se retirar do evento ou local.

Quem enverga Capa e Batina, ou cumpre a Praxe ou não. Se não cumpre, não está na Praxe, e passa a estar sujeito a ser abordado.
As abordagens devem ser educativas e esclarecedoras, e nunca num clima de confrontação e ameaça. Dependendo da atitude de quem está em atropelo da Praxe, decide-se o que se fazer a seguir.
Exige-se a todos os que Trajam e se dizem pela Praxe que realmente a cumpram bem, se informem de como devem estar em situação X ou Y, para não haver equívocos.

E a conduta? O modo como interpretar o Código? Aplicá-lo em que espírito? Festaleiro ou sério?
Sendo a praxe dos estudantes e sendo a comunidade estudantil caracterizada pelo seu dinamismo, originalidade, humorismo e irreverência, faz todo o sentido uma praxe reflectora de tais qualidades.
A verdade é que a praxe é as duas coisas: séria e festaleira. O problema jaz na exagerada seriedade que muita, muita gente lhe atribui.
Muitos humilham caloiros.
Muitos abusam de um pseudo-poder.
Muitos ameaçam usar ou usam força física em praxe.
Muitos são prepotentes.
Muitos são presunçosos.
Muitos são totalistas.
Muitos são fanáticos...

Este manifesto insurge-se contra a falta de ética e conduta.

A praxe deve ser um gozo próprio do estudante e funcionar naturalmente entre todos a que ela se dizem pertencer. A praxe não tem dia nem horas certas, acontece! Não é tropa nem anarquia.

O bom senso das pessoas em praxe é imperativo: o “praxar”, actualmente, só pode assumir uma postura de gozo e brincadeira.
E o “Dura Praxis Sed Praxis”?
Como já anteriormente foi dito, a praxe, como tradição, tem de defender os seus mais básicos costumes. As sanções existem e devem ser aplicadas com bom senso em caso de incumprimento de certas normas, como por exemplo normas de trajar, comportamento e outras normas establecidas em Código de Praxe.
Claro está que no Código de Praxe existem várias normas, muitas delas ridículas nos dias de hoje. Como sancionar? Mais uma vez, com bom senso, num espírito irreverente e não prepotente.

A praxe deverá manter princípios como a fraternidade e humildade entre os estudantes, sendo a humildade absolutamente incompatível com a prepotência, e a fraternidade absolutamente incompatível com o totalismo e fanatismo.

A praxe é de ninguém e de todos. Ninguém dela se pode apropriar ou aproveitar para uma pseudo-glória pessoal. A autoridade de aplicação de sansões que cada hierarquia concede deve ser acompanhada com a responsabilidade, bom senso, originalidade, irreverência e gozo do praxista.

O respeito deve surgir de uma forma natural e não de uma forma artificial e imposta.
O que se vê muitas vezes não é respeito, mas sim medo. Medo de se ser praxado, de se ser expulso da praxe...
Vive-se numa situação em que existe um vasto sentimento de desagrado e medo de não cumprir, com receio de se ser excluído. Tal situação só atenta ao nome das Tradições Académicas, e acima de tudo, à sua essência!

Este manifesto pretende revitalizar o espírito crítico e a coragem para enfrentar o totalismo e a prepotência, e caracteriza-se como o directo herdeiro da mentalidade de muitos que, por sua vez, revitalizaram e lutaram pelas Tradições Académicas nos inícios dos anos 80.
Quem nós somos com amigos e companheiros não deve ser diferente de como somos envergando um traje, mas se for para ser diferente, que seja para melhor!
A Praxe é tradição e conduta, que infelizmente sofre de um pluralismo interno que contradiz os seus nobres valores... Nem sempre quem mais vezes vai à praxe sabe para que é que ela realmente serve, e o que ela é ou deveria ser, e é disto que é necessário tomar consciência.
A Praxe Académica tem bases e regras escritas no código, mas carece de normas de conduta, o que leva ao pluralismo contraditório mencionado.

Cada vez mais se assiste a uma atitude arrogante dos praxistas, que humilham caloiros ou doutores abusando das permissões que a dinâmica actual permite, que organizam a praxe em dia e hora marcada com o objectivo de comandar matrizes de pessoas, que mandam gatinhar, rastejar, molhar, sujar incessantemente... É isto a originalidade?

Não se tem deixado de notar, para imensa tristeza de alguns, que realmente as prioridades e, consequentemente, os valores de uma grande parte da comunidade praxística portuense sofrem de uma incoerência gritante e preocupante.
Não é a primeira vez, longe disso, que nos temos deparado com casos de pessoas (e cada vez são mais) que defendem a Praxe, vão à Praxe, fazem Praxe, e que, pelos eventos realmente tradicionais que deveriam ser sagrados para qualquer (bom) praxista, nutrem um total desinteresse, e por vezes até desrespeito.
Ora isto, vindo de pessoas que supostamente são parte do "núcleo duro" da Praxe da sua Casa ou curso, não deixa de ser altamente hipócrita e incoerente.
Isto apenas vem revelar uma coisa: o estado de valores decadentes que a Praxe tem vindo a assistir.

Ultrapassa a nobre compreensão que, pessoas que aparentemente estão dispostas (e realmente estão) a dar o corpo ao manifesto, estando presentes sempre que podem nos "momentos" de Praxe, não o estejam em situações que realmente deveriam estar, até porque, digamos em boa verdade, são muito mais importantes e significativas do que a maior parte dos outros "momentos".
Não que se queira retirar importância a esses outros "momentos", nada disso. Apenas é um argumento lógico (explicado historicamente, logo tradicionalmente) que momentos como as Serenatas, as Imposições de Insígnias, os Cortejos, as Garraiadas, os Baptismos e as Latadas são mais tradicionais do que um dia qualquer de Praxe nocturna ou do que uma jantarada entre amigos. Num tom mais pessoal e provocatório, diria mesmo que são obrigatórios para qualquer praxista que se preze.
Estes momentos são, per si, a própria Praxe: a Praxe Académica desenhada pelas quase mesmas linhas em que era desenhada por iguais de capa e batina à 20, 40, 60 e 80 anos atrás, sendo até as serenatas datadas já do século XV.
Quem não dá a devida importância, e acima de tudo, quem não "sente" estes momentos ímpares, está a perder uma toda essência que alicerça toda a Praxe Académica (ou deveria alicerçar), que é o "sentimento", o amor quase idílico que se desenrola nestes momentos entre estudantes e Praxe.

Cada vez mais é costume assistir-se a um total desinteresse das pessoas, nomeadamente na Monumental Serenata (para exemplificar). Uma vasta massa de pessoas apenas comparece lá para se encontrarem com os amigos, beberem umas cervejas e depois irem para o queimódromo. É-lhes muito seca estar de pé a ouvir "aquilo" até ao fim.
Ora isto é a mais plena demonstração da falta de sentimento académico e praxístico.
Mas nisto, que não queiram lá estar é o menos importante, que vão embora e ao menos não perturbem.
Quanto aos que lá ficam, e não sabem estar em condições, a esses dedica-se uma visão diferente.

Pois bem, é incompreensível que muitos desses ditos praxistas dos sete costados, aquando de um evento tão importante e nobre, não saibam estar de acordo com a própria Praxe que dizem tanto gostar. Se calhar gostam dela pelas razões erradas, busca de um pseudo-poder, quiçá, pseudo-valorização pessoal... Enfim, qualquer coisa.
Mais surpreendente é o facto de a própria Praxe, como um mecanismo, não responder a estes verdadeiros e alarmantes atropelos!

Na Serenata, assistimos a pessoas a falarem alto, a rixas entre faculdades (chegando mesmo a vias de facto), vendedeiras a venderem cerveja a alto e bom som, a vendedores de pipocas, enfim, a uma toda multidão paralela que, enquanto corre a serenata, está totalmente alheia a esta!
Longe vai o tempo em que na Sé (antigo local da Monumental Serenata) não se ouvia uma mosca, sendo o silêncio absoluto... Realmente este facto diz muito, ilustra perfeitamente a latente mudança de mentalidades por parte dos estudantes...

“Rapam-se” gajos por muito menos, fazem-se julgamentos e praxes por quezílias insignificantes... Curioso e irónico é que nada se faça quando o nome e a essência da própria Praxe sofrem "atentados" desta espécie...
Se calhar a essência foi deturpada, dirão alguns. Serão já conjunturas hipotéticas. Mas realmente é o que parece, talvez seja mais importante andar a rebolar na lama ou a empranchar do que fazer silêncio na Serenata ou saber trajar em condições...

Quanto a alguns que não partilham dessa vertente, esses estão e estarão sempre até ao fim das Serenatas (e afins eventos "pedras basilares") até gritar de plenos pulmões o FRA pela Academia.

O principal objectivo das tradições académicas é serem transmitidas de geração em geração, como um traço da nossa identidade e com o objectivo de se fazer sempre melhor...

Mas quantos sabem o significado de trajar? O seu simbolismo de humildade e igualdade?
Quantos sabem estar em silêncio numa serenata de capa traçada, e apreciar?
Quantos sabem lançar em condições um “FRA”?
Quantos sabem ser íntegros, humildes e afáveis com os que chegam?
Quantos estão na praxe para lhe dar algo, ao invés de retirar algo para eles proveitoso?
Quantos são os praxistas que recusam o fanatismo e dogmatismo?

Muito poucos, quase nenhuns... Pois a dinâmica actual e as pessoas nela, encarregam-se natural ou pessoalmente de afastar defensores das tradições, tanto estudantes como licenciados de vários anos, que cada vez mais se manifestam contra o estado actual de muitas das coisas.
É primeiramente para eles este manifesto, porque nunca se corromperam. E face à sua posição hierárquica mostraram ser íntegros e moderados, e acima de tudo: eles próprios.
Pois o que cada pessoa faz, define-a.
E esses sim, fizeram e fazem bem.

“Só Capas, Só fitas, a Praxe continua”



Um devoto Académico e defensor da “Praxe Sadia”

 
At 5:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o comentário foi longo e até era dispensada a parte histórica...mas para quem ja esteve por dentro e já deu o litro por isto...até que enfim alguem falou de PRAXE e não de picardias e merdices pessoais. dura praxis sed praxis

 
At 6:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Já que aqui muita gente fala e não parecem ter medo de nada e dominam todos os assuntos, quero ver quem irá aparcer na próxima RGA que estará para breve... Aí sim, quem tem paixão e alguma coisa a dizer, deverá fazê-lo em sede própria e aí, insultar quem acha que deve insultar (o que não deve acontecer nunca) ou então perceber as coisas como elas são e sair de lá com a maior vergonha possível.
Faço AQUI UM APELO A QUE APAREÇAM O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS DA LUSÍADA, para de uma vez por todas se calarem com estas parvalheiras do diz que disse. Eu sei que não gostam do Chicho, mas ele está-se bem a marimbar para isso, pois a consciência limpa é um acto que nem qualquer um possui. E sim, sei do que estou a falar pois tenho orgulho em ser amigo dele, e não foi por ele me ameaçar ou bater de certeza.
APAREÇAM TODOS OS HOMENS QUE GOSTAM DE FALAR SEM DAR A CARA... SE TIVEREM TOMATES PARA ISSO, ou simplesmente forem coerentes e querem mesmo saber a razão disto tudo. E parem com merdices de insultos pq que eu saiba, ninguém vos ofendeu aqui nem em lado nenhum. Sejam crescidinhos e se dizem que gostam tanto de praxe, apareçam e tentem fazer algo de útil por ela.

 
At 6:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Oh anónimo do comentário extenso, tu percebes mesmo de praxe, é por isso que és mais um daqueles teóricos que só fala e nada faz... PALHAÇO DO CARALHO. Sois todos os senhores da razão... O Chicho é um ícone da ULP seja pelo lado bom ou pelo lado mau, e quem disser o contrário ou é parvo ou então é invejoso ao máximo. Até agora todos lhe tiravam o chapéu mas desde que algum idiota se lembrou de libertar a sua frustração para papel ou em e-mails o rapaz já é o maior fdp para vós. Acho que devem meter a mão na consciência, e para aqueles que não têm memória curta pensarem um bocadinho e aí sim, no fim dizerem se o Chicho é um mal para a Lusíada, ou tudo o que ele fez foi mau até hoje???... CRESÇAM PÁ, CAMBADA DE IGNORANTES E INVEJOSOS

 
At 2:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

1...
2..
3.

booom

 
At 7:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a culpa desta merda toda é do conas do ex dux paulinho que passou a pasta ao actual dux camões e so a passou porque quis não foi com uma pistola apontada a cabeça...
depois disto andou a por tras a fazer a cabeça a muita gente incluindo o mangnum(GELADO GRANDE)e outros ex membros do cv que muitos deles nem matriculados estão nem estavam na altura por isso para mim não contam porque quem conta são aqueles que estão matriculados e a pagar propina não aqueles que diziam que estavam e ameaçavam com tribunal se alguem fosse a secretaria para saber alguma coisa sobre eles.
Estes senhores que ficaram fodid.. por terem perdido o seu lugar ao sol que apareçiam na lusiada so nas alturas da praxe armados as cágados que durante o ano todo andavam desaparecidos talves a fazer umas gaiolas...é que andaram a armar esta merda toda para com que esta agora no cv que esta inscrito e paga mensalidade e que tem todo o direito de estar a ocupar os cargos que ocupa no cv.
Alguns destes moços de recados do paulinho como o sr albernaz mr. magu e o yuri(este ultimo caiu na lusiada nem sei de onde) andam agora a tentar denegrir a imagem da lusiada que se manteve durante anos como positiva perante a mior parte das privadas todas por causa de perderem a sua unica semana de gloria onde se achavam os maiores...
quanto aos mil doutores que estiveram a porta da lusiada acho que quem disse neste blog que eram mil deve ir imediatamente ao oftaumologista para ver se consege distingir uma moada de 50 centimos de um testo de uma panela porque 1000 doutores n estavam...
o mais grave disto tudo é que quem encabeçava este movimento dos mil doutores :) era um sr. que devia ter mais juizo pela idade que tem e pela sua profissão que tem na sua vida civil que é de zelar pela segurança e bem estar dos cidadões portugueses que lhe pagam atraves dos impostos para isso mesmo não é para encabeçar um movimento ostil e de intimidação para uma propriedade privada onde decorre uma actividade legal autorizada pelo proprietário do local onde se esta a realizar neste caso a administração da universidade, esta manifestação que gostava que fica-se conheçida pela manifestação dos MIL DOUTORES INVISIVEIS podia ter acabado mal pois foram eles que foram provocar as pessoas e depois vêm dizer que são uns santos e que o chicho é k é o lobo mau.
são tão merdosos que não tiveram coragem de mandar a carta que mandaram para todos os alunos da lusiada via mail assinada onde acusam este cv de merdas que toda a gente sabe que é mentira, que na lusiada a praxe é violenta´( é porque nunca foram a tropa meninos de leite)
Bem e muito mais havia para dizer mas ja é dar muita importancia a pessoal que ja devia era ter idade para trabalhar e ganhar dinheiro para comprar gilletes e perucas e deixar quem cá esta na universidade decidir o seu destino sim porque pagam sim porque estão inscritos...

 
At 7:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

esse yuri foi o maior fenomeno que vi em toda a historia da lusiada. alguem me explica quem o cagou?e quem o pos no cv?é por merdas dessas que nem da vontade de traçar capa na lusiada

 
At 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ò ANIMAL, NÃO SABES NADA DISTO, POR ISSO POSSO CONCLUIR QUE ÉS DA SOCIEDADE COMERCIAL chicho & companhia lda.

VOU-TE EXPLICAR:

QUANDO SE ESTÁ TRAJADO NUNCA SE É AMEAÇA PORQUE A PRAXE NÃO SE COMPADECE COM ISSO,

MIL DOUTORES DE OUTRAS CASAS NA LUSÍADA PARA MIM ERA UMA HONRA.

VERGONHA DAS VERGONHAS É PÔR NA LUSÍADA INDIVÍDUOS DE CAPA TRAÇADA QUE SÃO SEGURANÇAS DE DISCOTECAS,

O QUE VALE É QUE O DR. MARTINS DA CRUZ JÁ SABE DISTO E VÃO ROLAR OS PROCESSOS DISCIPLINARES AOS MENINOS DO chicho e cª.

CONTINUO A DIZER APRENDAM!

DOUTORES DE PRAXE TRAJADOS (1000) VS FUTRICAS DE CAPA TRAÇADA (SEGURANÇAS DE DISCOTECA)

VOTO NATURALMENTE NOS MIL ESTUDANTES SÓ O ESTUPIDO DO COMENTÁRIO ANTERIOR É QUE NÃO.

 
At 8:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

só é pena não ter rolado um processo ao albernaz quando em acto de desespero de coitado arrombou a porta do cv esse sim devia ter levadom um processo por destruir patrimonio da universidade...e outro tb ao menino pedro henriques na altura membro do cv contra o actual e grandiosso dux camões quando bateu na namorada dentro das intalações da universidade de depois deu a sola quando chegou a policia
Ou disto não sabias o toné....

 
At 9:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

1000 doutores trajados?? nao!!! pra cima de 500!!! ai nao afinal so eram dez bandidos....

Ao menos sabes o k disseram os alunos de outras fac??
K ñ sabiam o k tinham vindo fazer à Lusiada e eram quase todos caloiros...
Antes de escreveres alguma coisa informa-te

 
At 9:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

TANTO ANDARAM, TANTO ANDARAM COM AS SUAS INTRIGAS E CARTAS PARA A ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE OS MENINOS ALBERNAZ E MR MAGU E YURI QUE AGORA PAREÇEM UM COITADINHOS A TENTAR FALAR COM A ADMINISTRAÇÃO DA LUSIADA PARA K A PRAXE SEJA NOVAMENTE RESTABELECIDA AINDA HOJE TIVERAM NA UNIVERSIDADE....COITADOS COM A IDADE QUE TÊM JA TINHAM DE TER MAIS JUÍZO E ENVEZ DE ANDAR COM ESTAS MERDAS TODAS DEVIAM ERA DE TAR A VERGAR A MOLA A TRABALHAR PARA DEIXAREM DE VIVER AS CUSTAS DO PÁPA E DA MAMA...AGORA QUE JA FIZERAM O MAL DE TEREM CONSEGUIDO SUSPENDER A PRAXE QUEREM REMENDAR O K FIZERAM

 
At 9:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

DEVIAM TER VERGONHA MANDAREM ESPIÕES PARA A COMISSÃO DE PRAXE PARA ASSIM SABER O K LA SE PASSAVA PARA TENTAREM ACABAR COM ESTE CONCELHO DE VETERANOS É VERGONHOSO O K ESTES SENHORES FAZEM E DIZEM-SE ELES TÃO ADEPTOS DA MORAL E DOS BONS COSTUMES E DO CODIGO DE PRAXE E MANDAM ESPIOES PARA A COMISSÃO TIAS COMO A DRº CRISTAL E O DRº SUBARU QUE ANDARAM VER SE LEVAVAM INFORMAÇÕES A ESTES MORALISTAS DA PRAXE E TB PARA O DONO DA PRAXE NO PORTO O MAGNUM....ACHAM ISTO BEM PESSOAS QUE TIVERAM A CONFIANÇA DE TODOS ANDAREM A FAZER-SE AMIGUINHOS DE TODOS OS MEMBROS DA COMISSÃO PARA SACAREM INFORMAÇÕES
É ASSIM QUE ELES SE ACHAM TÃO MORALISTAS E PURITANOS AS FAZEM

 
At 3:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu nao tenho lados...realmnt os segurnaças n tao matriculados nao deviam tar de capa, mas ja que se fala nisso nao sao os unicos a nao ter as cotas em dia....e por um gajo chamado yuri no cv qd nnc nng o viu na praxe, nnc fez uma comissao,nao percebe um caralho de praxe e a cereja no topo do bolo é que em vez de andar de orelhas baixas tentar perceber como caiu ali e aprender algo..n!!ha que ser arrogante e so dizer merda.enfim obrigado tejo

 
At 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tu que tanto percebes de Praxe e que sabes tanto e, tens informações privilegiadas (quase pareces um espião) devias de saber que os Doutores que foram à Universidade não seriam mil mas por lá perto andavam e tu que sabes tanto de Praxe e tens informações privilegiadas (quase pareces um espião) devias de saber que todos os Doutores de Praxe das Faculdades da Academia que estiveram no portão da Universidade tinham todos mais de 2 matrículas, quer caloiros quer semi-putos foram deixados de fora da visitinha à Lusíada. Mas tu lá tens as tuas informações privilegiadas (quase pareces um espião),deverias saber que os Senhores que estiveram nos portões da Lusíada sabem de Praxe e não metem semi-putos a praxarem na comissão de praxe como o chichus gang o fez.
Tu que entendes tanto de Praxe devias de saber que a hierarquia é um dos princípios básicos da Praxe por isso a idade e o tempo é um posto,pois,só ela traz a experiência e os conhecimentos necessários para que os princípios não se percam e sejam transmitidos aos mais novos.
Tu que tanto entendes de Praxe e tens informações privilegiadas (quase pareces um espião) devias de tentar conhecer melhor determinadas pessoas para puderes falar sobre a vida pessoal delas,ou será que vejo um pouco de inveja de não teres uns papás e umas mamãs....
Tu que tens informações privilegiadas (quase pareces um espião) deverias saber que a Veterana Cristal foi afastada da Comissão de Praxe e ameaçada simplesmente por ter como amigos pessoas que tinham uma opinião diferente da chichus gang.
Mas tu que tanto sabes (quase pareces um espião) das duas uma ou tens interesse directo em passar esse tipo de má informação ou realmente muda de informador porque tudo o que te têm dito é uma grande história da carochinha,pois, eu tenho acesso directo a essa informação privilegiada porque me informo com ambas as partes envolvidas no conflito,coisa que tu não o deves fazer.
E aqui deixo um aviso a todos os que se preocupam,como eu, com o que se passa na nossa querida Universidade não ouçam só uma das partes,informem-se de ambas as histórias,pois, eu sou um dos que quase foi na história da carochinha e do chichus ratão e foi precisamente por todas as faculdades da Academia terem vindo até aos nossos portões que me fez questionar de que lado estaria a razão. Seria do lados do chichus gang ou do lado da Academia? Só aqueles senhores é que estavam certos e todas as outras faculdades erradas? informei-me,sem interesse directo e ouvindo todas as partes e tomei a minha opinião que agora a dou aqui.
Estou com a Praxe, com a Academia e com as pessoas que estes acharem que deverão tomar conta das tradições na nossa Universidade. Agora dou o meu apoio aqui, mas na altura que tiver e for chamado a dar a cara assim o farei e sei que estarei do lado da razão com a consciência livre e descansada.

 
At 5:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

tem piada a ese(escola superior da educaçao nao faz parte do magnum)?!?!é que la a comissao tem semi putos ha algum tempo...

 
At 5:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eu fiz comissao com a intitulada veterana cristal e digo vos, se ela nao entrou é mt bem feito, ela nao faz nem nnc fez nada pela praxe e td gente que teve nessa comissao(MAS TODOS MM)tnho a certeza que tem a mm opiniao que eu. E grande parte do cv da altura tb, se mudaram agora de opiniao é pq lhes convem e so revela falta de caracter

 
At 8:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A questão não está se a Cristal é boa ou má em praxe. A questão é ela ter sido afastada da comissão de praxe por ter amigos que tinham uma opinião diferente da do dito conselho. A questão não é a qualidade mas sim as atitudes,pois,se ela não fosse amiga das ditas pessoas,ela estaria ainda na comissão,já que o dito conselho gosta é de números para que o seu exército seja numeroso. é como os afilhados,fazem afilhados como quem faz coelhos, o sentido de apadrinhar para esses senhores é quanto mais afilhados melhor,pois,a família chichu quer é números,para o seu exercito.O sentido de acompanhamento,de ensinamento académico,de partilha,de responsabilidade.... é secundário.O importante para eles é parir afilhados para reforçar os capangas do padrinho chichus

 
At 9:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

um senhor em cima fala assim:

"Faço AQUI UM APELO A QUE APAREÇAM O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS DA LUSÍADA, para de uma vez por todas se calarem com estas parvalheiras do diz que disse
E sim, sei do que estou a falar pois tenho orgulho em ser amigo dele,(chichu) e não foi por ele me ameaçar ou bater de certeza
APAREÇAM TODOS OS HOMENS QUE GOSTAM DE FALAR SEM DAR A CARA... SE TIVEREM TOMATES PARA ISSO"

agora digam m este rapaz n sofre de uma anomalia so pode es mesmo parvalhao qye eu saiba esse ultimo comentario a letras grandes faz parte de uma ameaça es mesmo tono!!!so sabem ameaçar deviam era de ter tomates para enfrentar tds numa gra e dizer a tds k erraram e pedir desculpas e se eles como alguns dizem n tiverem culpa de nada disto e se forem so calunias entao expliquem td!!!agora comportarem s como superiores nao porque de superior meus meninos o k se calhar vao ter e somente o curso agr voces n passam msm e de uns parolos que se dizem com mt dinheiro e nem sabem estar e com esse dinheiro td em vez de contratar seguranças devia era de renovar o guarda roupa e começar inicialmente com uma lipoasperaçao!!!e pa n teres gajas k so kerem o teu dinheiro e procurem outrs pa n ter vergonha de andar ctg na rua!!!!

 
At 7:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

gostava é que fosses homem para dizer-lhe isso na cara podia ser que ele fosse fazer uma lipoaspiração e tu fosses ao programa drº precisso de ajuda para fazeres uma plástica a essa cara de cú e ainda tivesses de por uns implantes nessa boca porque ias ficar com os dentes todos fodidos...
dor de coto é fodido se não pinas toca gaiolas ou vai ao viaduto do jn comer uns travestis meu boiola

 
At 7:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não concordo com insultos sejam para que lado for das facções. Se queremos ser respeitados devemos respeitar. Coisas como foram referidas nestes dois ultimos comentários são totalmente desnecessários. Mas realmente fico mais preocupado com o ultimo comentário,pois, mais uma vez as ameaças, vindas da facção chichu, estão aqui bem vincadas e de uma maneira bem expressiva e forte.

 
At 7:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Plásticas, implantes na boca e dentes fodidos. Isso parece um filme do Van Dame,Rambo,Bruce Lee...Enfim nenhuma novidade do buraco de onde vem.

 
At 9:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

realmente viemos todos de te comer o buraco do cú é de onde nos viemos heheheheheh toné



Faz a barba ohhhh gilletes.....


chichus band rules

 
At 9:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eram tão borados tão corajosos que quem têm boa memoria lembra-se de certeza quando alguns membros do antigo conselho de veteranos andava tipo segurança na semana da praxe de radio para comunicar entre eles hehehehe é as novas tecnologias ao serviço da praxe lololol adorei ver essa palhaçada dos radios para chamar o dux e avisar "podes vir dux que a costa ta livre" heheheheh

 
At 11:23 da manhã, Blogger nao said...

é muito bonito falar sem dar a cara, falar sem saber o que se passa.. para mim quem organizou tudo isto são pessoas sem escrupulos, pessoas frustradas para derrubar quem está a fazer um excelente trabalho e nos proporcionou (a nós caloiros) a melhor semana da nossa vida! ganhem juizo e vergonha na cara, nem a propria faculdade têm a dignidade de honrar! para quê inventar coisas absurdas, sem nexo, sem qualquer pingo de vergonha para derrubar quem realmente consegue levar a faculdade para a frente! para mim quem organizou tudo isto é ESTUPIDO. IDIOTA, FRUSTRADOS!
ganhem vergonha!

Salve dux facultis da universidade lusiada do porto;
salve dux jubilatus Zé Fernando da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum chicho da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum 69 da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum massa da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum mokotó da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum kaka na tola da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum capacete da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum chato da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum dumbo da universidade lusiada do porto!!


Saudações praxistas!

 
At 11:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

é muito bonito falar sem dar a cara, falar sem saber o que se passa.. para mim quem organizou tudo isto são pessoas sem escrupulos, pessoas frustradas para derrubar quem está a fazer um excelente trabalho e nos proporcionou (a nós caloiros) a melhor semana da nossa vida! ganhem juizo e vergonha na cara, nem a propria faculdade têm a dignidade de honrar! para quê inventar coisas absurdas, sem nexo, sem qualquer pingo de vergonha para derrubar quem realmente consegue levar a faculdade para a frente! para mim quem organizou tudo isto é ESTUPIDO. IDIOTA, FRUSTRADOS!
ganhem vergonha!

Salve dux facultis da universidade lusiada do porto;
salve dux jubilatus Zé Fernando da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum chicho da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum 69 da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum massa da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum mokotó da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum kaka na tola da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum capacete da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum chato da universidade lusiada do porto;
salve veteranorum dumbo da universidade lusiada do porto!!


Saudações praxistas!

 
At 12:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Albernaz deixa a droga!!
Magoo deixa o alcool!
Cristal fecha as perninhas!!
Voces andam perdidos da vida!!!!

Quem foi praxado sabe perfeitamente q ng era obrigado a la estar....ng era obrigado a fazer o q lhes era ordenado!! O q havia era respeito....e no fim dakela semana fantastica, tenho a certeza que mts caloiros olham pa tras com saudade!!

Albernaz, Magoo, Cristal....abram os olhinhos!!!


Lusiada sempre!!!

CV, Comissao...tou com voces!!

 
At 12:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é isso caca na tola. caca não, merda mesmo. tas sempre aqui a mandar boquitas né? continua assim.. pode ser que tenhas um susto

 
At 1:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

susto, susto é o teu cuzinho que o caca ja papou hehehehe e a tua boquinha ja esporou......

 
At 2:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

olha menos! =)
kambada de burros... kem vai perder no meio desta merda toda sao voces todos.. mas dps vou tar eu nas primeiras filas a rir me...
cv 08/09 comissao 08/09 para mim só ha uma! a ke os caloiros konhecem e mais nenhuma!

 
At 11:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Para os caloiros é sempre a melhor semana de recepção,pois, nunca conheceram mais nenhuma.

 
At 11:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Infelizmente também não conheceram a da Academia,nem os caloiros deste ano nem os do ano passado,pois,já no ano passado este conselho bloqueou muitas actividades da academia. Porque terá sido? se calhar porque não queriam que os nossos miúdos conhecessem outras realidades que podiam colocar em causa o poder deles. é o orgulhosamente só, através da ignorância dos inocentes.E no fim quem perde são os caloiros que deixam de viver o seu ano em pleno por causa da familia chichu.

 
At 2:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E SE FOSSES TODOS PARA A GRANDE PUTA QUE VOS PARIU PAHHH????
FINALMENTE ESCREVI NESTE BLOG!!! SINTO-ME MUITO BEM... OBRIGADO A TODOS.. EHEHEHEH METEI A PRAXE PELO CÚ ACIMA SUA CAMBADA DE FILHOS DA PUTA. MERDOSOS, TRINCHAS, RECESSOS, FORAS DE PRAZO, PANASCAS.... LLLOOOOLLLL
Chichus Band Rules!!!!!
Viva o Maestro lllooolll

 
At 6:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

um comentario tipicamente chichu!!!oh rapazinho pensas k metes medo a alguem com essa escrita de porco cheia de guinchos!e esses supostos caloiros que aqui escrevem sao mesmo a cara de chichus bandinha pois n tou a ver nenhum caloiro com a merda de praxe k teve falar tao bem dela ou so se n entender nada msm de praxe!!so vos digo uma coisa amigos esse chichu so tem amigos e so consegue ter porque ele e que lidera porque andam tds a rastejar os amigos dele sao tds um bando de lambe botas ao "rei" parecem tds uns coitados e esse caca so fala assim pk tem as costas quentes pk se bem se lembram na keima este caca fez merda mas depois kd as coisas aqueceram fugiu e foi chamar o chichu lol o caca devias ter vergonha de andar na rua poe um saco nessa cabeça!!! e o chichu e os amidos (amigos n, aquilo sao as cabras de chichu) se tds voces crescessem acredito k nenhum era amigo de nenhum pois so existe falsidade entre eles tds!parecem tds uns meninos da mama onde a vossa mama e o chichu crescam pa ganhem colhoes!!!

 
At 8:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eh lá... o animal tá bravo lol
Cuidado com o cão anónimo eheheheheh

 
At 11:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Esse subaru....e essa personagem da cristal é que são os maiores filhos da puta desta faculdade...(que nem tomates tiveram para asinar as msg e o e-mails que enviaram...)ela abre-lhe as pernas e ele é o pau mandado dela...

 
At 11:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Esse subaru....e essa personagem da cristal é que são os maiores filhos da puta desta faculdade...(que nem tomates tiveram para asinar as msg e o e-mails que enviaram...)ela abre-lhe as pernas e ele é o pau mandado dela...

 
At 1:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

p.s. e alguem que conheça o dumbo minimamente sabe que de sede de poder nada tem...alias tem tanto quanto o traça, na volta tb quer ser saudado com dux

 
At 6:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois bem minha gente, fui caloiro este ano, e como dizem por aí muitos não é a primeira vez que o sou. Com experiência então posso dizer-vos que superou em muito o que esperava. Saudações ao dux, ao conselho e á comissão, vou recordar-me de todos vocês para toda a vida.

Meus caros senhores que tentam difamar o bom trabalho dos outros isso é tudo inveja porque pretendiam estar no lugar deles, ou será mesmo problemas pessoais que ficaram mal resolvidos? Digo-vos que se assim é, será melhor consultarem um bom psiquiatra e começarem a pensar em passar umas férias no Magalhães Lemos. Vocês estão loucos, saibam perder, isso sim é uma virtude.

Acho vergonhoso esta gente com mau perder estar a denegrir a Lusíada e pior ainda os alunos ainda os ajudarem a enterrar mais a faculdade.
MINHA GENTE NÃO DEPOIS VENHAM DIZER QUE NÃO SÃO ACEITES NO MUNDO DO TRABALHO PORQUE A LUSÍADA FICOU DENEGRIDA NA PRAÇA PUBLICA.

A verdade vem sempre ao cimo e quem está a tentar difamar a Lusíada e os seus alunos um dia irá paga-lo bem caro.

FORÇA COMISSÃO, FORÇA CONSELHO, FORÇA ASOCIAÇÃO

 
At 10:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

SO BURROS OBLA...
Até agora, os unicos burros e cromos k tentaram praxar a nós caloiros, foram doutores k n pertecem nem ao CV nem á CP da ULP. Pois os verdadeiros académicos na sua grande maioria pertemcem ao CV e á CP, sao estas pessoas k sempre nos ajudaram e foram correctos quer em momentos d problemas, k na maioria criados pelos invejosos, quer em momentos d convivio e diversão... Eu komo caloiro k tem orgulho em ser da Lusíada do Porto, digo vos, a mim so me voltam a praxar o Verdadeiro CV e a Verdadeira CP da Lusiada... Nao vao ser ka uns meias lekas k agora possam ser eleitos pelo sr cunha k vao praxar...
Comprimentos a kem merece...
E um Grande Abraxo ao Conselho de Veteranoruns e á Comissão de Praxe... pra mim ninguem nunca vos irá substituir...

 
At 11:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Es um caloiro do caraxas tu.. e que voxes nem se preocupam em ter uma linguagem como os caloiros.
Voxes tao desesperados. Fuderam a praxe, sabem k vao ser encostados e k as vossas merdas vao ser reveladas... e tem medo. muito medo.
Mas e isso tentem incentivar os caloiros a deixar a praxe. isso e k mostra o respeito que tem por ela. nao se preocupem k kem vier depois de vos ha de fazer bem melhor. ja k n e assim tao dificil...
LLLLLLOOOLLLLLLL

 
At 2:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

és mesmo gayzolas oh badameco do caralho... és o maior e ja praxaste de caralho durante toda a tua vida, quanto mais nao fosse, os teus pais no dia em que nasceste... CA PUTA DE PRAXADELA LHES DESTE AO VIR AO MUNDO!!! looolllll vais fazer melhor e do melhor quando o chicho sair, mas isso é so quando ele sair... eheheh

 
At 7:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

uuuuhhhhhhhhhhh tou-te com um medo... uuuuhhhhhhhhh e so isso que consegues dizer? quero mais...

 
At 3:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

SABIAM QUE NO DIA DO JANTAR DO CALOIRO A EQUIPA DO CHICHO TINHA SEGURANÇAS ARMADOS DENTRO DA UNIVERSIDADE.

E SABIAM QUE LHES DEU CAPAS DEESTUDANTE PARA TRAÇAREM, PARA PASSAREN DISFARÇADOS.

E SABIAM QUE ESSES IGNORANTES TRAÇAVAM A CAPA AO CONTRÁRIO.

E SABEM QUE ISTO ERA PARA RECEBER A ACADEMIA, EN VEZ DE SER DE BRAÇOS ABERTOS COMO NOUTORS TEMPOS.

E SABIAM QUE ESSES SEGURANÇAS FORAM INTRODUZIDOS DENTRO DAS INSTALAÇÕES SEM A ADMINISTRAÇÃO SABER.

E SABIAM QUE A ADMINISTRAÇÃO JÁ SABE.


E SABIAM QUE SE VÃO INICIAR OS PROCESSOS DISCIPLINARES< AOS MENINOS QUE METERAM DENTRO DAS INSTALAÇÕES DA LUSIADA SEM AUTORIZAÇÃO SEGURANÇAS ARMADOS - OU SEJA CRIMINOSOS -.....

SABIAM....... EHEHEHEHEHHEHE

 
At 12:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e o pj que tava a porta não os apanhou....hehehehhe

 
At 8:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

SABIAM QUE A ADMINISTRAÇÃO JÁ SABE k o novo dux foi dealer enquanto estudava na universidade??? pois é, grande qualidade que ele tem...

 
At 11:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

quem é o novo dux? alguem ja o viu alguem sabe quem ele é?acho k o nome de praxe dele é o homem invisivel

 
At 5:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

MAIS UM ELOGIO

SE O DUX É O HOMEM INVISÍVEL É NATURALMENTE POR MAIORIA DE RAZÃO UM SUPER HEROI.

GRANDE DUX - DISCRETO COMO CONVÉM E COMO DITA A PRAXE -

SALVÉ ALBERNAZ

 
At 2:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

se ele fosse o homem invisivel n tinha arrombado a porta do cv. e nem um processo interno teve o tonó...ele é mas é o homem dos charros

 
At 10:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ai o nosso Dux arrombou a porta do CV??? Não me parexe que o nosso Dux tenha feito isso. Ele não custuma ter esses impulsos violentos, ao contrario de outros... mas era engraçado se alguem fosse perguntar aos continuos quem afinal arrombou a porta do C.V. e porque. Já agora perguntem se foi com a autorização da administração ou não. UPS MAS ISSO NÃO E PARA NINGUEM SABER PORQUE ISSO PODE REVELAR QUEM AFINAL ESTA CERTO E QUEM NÃO ESTA.

SALVÉ DUX FACULTIS ALBERNAZ DA UNIVERSIDADE LUSIADA DO PORTO

 
At 4:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a cristal ja sabe bater nas teclas para escrever alguma coisa :)
sim, ele arrombou a porta da sala do CV...é do conhecimento de dezenas de pessoas, inclusive da administraçao!

 
At 7:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O pseudo- DUX arrombou portas sim senhor, e só um parvalhão para dizer que foi com autorização da administração. Ainda bem que ja cortaste a barba oh morcão, assim tenho de te partir mesmo os cornos e não cortar a barba à chapada... CRESCE OH PUTO... Curto este senhor Luís que entrou há 2 dias e já manda umas postas. Tens uns galões do caralho já...lol Ainda tens de comer muita massa rapaz. Se queres subir, tenta todos os degraus e nunca do 1º para os últimos de uma vez, pois quem sobe muito rápido cai ainda mais depressa. Enfim, nunca vais entender eu sei.

 
At 7:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

es impecavel a tentar descombrir quem sou. mas falhas-te outra vez. LOL já agora ainda bem que falas da subidas rapidas. não foi isso que vos aconteceu com a vossa Pseudo-Praxe???? e volto a dizer perguntem aos continuos. eles sabem a verdade.

 
At 10:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

e agora a univ resume-se a estas merdas??? mas que falta de moral, carácter e bom senso impera na lusiada??

Isto são problemas reais?
alguem tem interesse em saber quem a crsital comeu, se o luis faz videos porno, se o xixo tem banda, se houve seguranças...

crescam um bocadinho, isto é uma instituição de ensino superior, não é a primária!!!

Arranjem uma vida...

 
At 1:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

APOIADO... acho que foi o melhor post que vi neste blog desde que o visito.

 
At 3:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

so tenho a dizer, puta que pariu, mas grande puta que pariu quem armou problemas, quem pensa que a praxe vale um caralho, arranje uma vida mas e, va cavar pro quintal do ze umas couves, fume uns paivas enquanto ouve umas batidas, mas caralho, deixem de ser chavalos, tirem um curso na boa e deixem de se matar por causa dessa merda

 
At 5:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E SE FOSSEM BEBER UNS COPOS...

È QUE SEM COPOS NÃO HÁ PACHORRA PARA QUEM NÃO SABE NADA DE PRAXE!!!

“Não bebas vinho” – Dizem-me alguns com oslhos abstémios
Retirando-me os copos, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: “Não bebas vinho”!
Eu olho-os com olhos bêbados,
(Há nos meus olhos, ironia e mágoa)
E enxugo mais um copo,
E nunca bebo água…
A minha glória é esta:
Sem a botija cheia,
Não acompanhar ninguém!
- Que eu bebo vinho com o mesmo à vontade
Com que um menino chupa o leite a sua mãe.
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Haja tascas no caminho…
Se quando a conta vem meu bolso é que responde,
Porque me repetis: “Não bebas vinho”?
Prefiro ir esbarrar nos guardas sonolentos
Sentir que sou levado pelos ventos,
Redemoinhar em volta dos postes macilentos,
A não beber vinho…
Se vim ao mundo, foi
Só para esvaziar canecas cheias,
E para lavar os pés tenho a água reservada…
O mais que faço não vale nada
Como, pois, sereis vós
Que me fareis discursos, rogos e promessas
Querendo entre mim e os copos pôr obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho e capilé
E vós amais o que não tem sabor!
Eu amo o Aveleda, o Colares, o Cartaxo,
Só no verde e no tinto ponho fé
Só ao branco e ao maduro tenho amor…
Ide! Tendes laranjadas,
Tendes sumos, tendes cocas
Tendes Vidago, Pedras Salgadas
E outras águas “boas”, gabadas pelos sábios…
- Eu tenho a minha alegre bebedeira!
Levanto-a, como um facho, ou uma bandeira,
E sinto espuma, e vinho, e cânticos nos lábios…
O copo e a garrafa é que me guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, a quem beber jamais estafa
Nasci do amor que há entre o copo e a garrafa.
Ah! Que ninguém me dê água de Luso em garrafões!
Ninguém me ofereça pingos ou galões,
Nem me diga: “Não bebas vinho”!
A minha vida é uma rolha que saltou.
É uma garrafa que se esvaziou.
É um copinho a mais que me animou…
Não sei por onde vou
Não sei para onde vou,
O que não vou é sem vinho!
FOSSEM BEBER UNS COPOS...

 
At 4:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ao que se chegou...

Estou deveras envergonhado. Muito envergonhado. Ao que a "minha" Lusíada chegou...

Como antigo aluno da Universidade Lusíada do Porto e praxista de sempre, ao ler tudo "isto" que acima foi escrito não posso deixar de me recordar de alguns ilustres que - provavelmente - a vós nada dizem de nome. Os Dux´s de "ontem", Zé Luís, Vitor Nogueira, Fausto Ferreira, Diogo, Gilberto, devem a esta hora estar repletos de tristeza. Ou até não, provavelmente alguns ou todos nem saberão a que ponto "isto" chegou poupando-se assim a dita cuja tristeza a eles e a tantos outros que a pulso, elevaram a Praxe da Universidade Lusíada do Porto a patamares de dignidade e reconhecimento ao longo de mais de vinte anos, a muito custo, trabalho e dedicação.

A Lusíada é a herdeira da Universidade Livre e Augusto Soromenho - 2º Dux Veteranorum da Academia do Porto - tinha pela Livre muita estima e apreço, que continuou a ter pela Lusíada. Depois vieram tempos dificeís onde a Lusíada se teve de impôr contra um "status quo" que a pretendia relegar para o plano de estudantes de segunda categoria, não a reconhecendo inter pares juntamente com as restantes grandes escolas Praxistas da Academia. Foram tempos de imensa diplomacia activa e de trabalho duro a esse nivel que guindaram a Lusíada novamente ao seu lugar de direito próprio na Academia. Muito suor, sangue e lágrimas foram investidos então nesse reconhecimento, que tanto tempo levou a ter um final feliz e que atravessou várias gerações de praxistas da Lusíada. Longe vão os tempos onde a "nossa" Lusíada era vista como outsider, de 2ª categoria, o famoso "és burro como um urso, papá paga o curso" e por aí adiante. Mas conseguiu-se, desde os tempos de Conde Vilas Boas que essa foi a "mãe" de todas as batalhas que a Lusíada travou, que os seus praxistas travaram. Desde a F.A.P. de Diogo Vasconcelos que queria separar a Lusíada em pelo cortejo da Queima das restantes com carros da polícia, passando por boicotes constantes de todo o tipo e género, a Lusíada a tudo isso soube sobreviver e mais, dadr a volta por cima de forma positiva e eficaz, tornando-se finalmente numa das grandes referências praxistas da Academia e reconhecida como tal pelo Magnvm Consilivm Veteranorvm. Chegamos "lá", então.

Hoje, deparamo-nos com "isto". Uma pouca grande vergonha que desagua na praça pública. E já dizia o "Saraiva das Forças" no livro - indispensável para qualquer praxista, note-se - "In Illo Tempore" (Naquele Tempo) e cito "Quando a Academia faz *erda limpa o cú à Capa", ou seja, os assuntos devem ser tratados dentro de portas e longe de olhares indiscretos e muito menos públicos. Ou seja, "isto" em que se tornou a Lusíada hoje é tudo contra a Praxe, seja culpado ou inocente quem seja.

Vergonha. E quando todos, mas todos, a sentirem, não restará outra solução áqueles que são verdadeiramente praxistas. O M.C-V. deve obviamente intervir em todo este cenário e quanto mais desafiado for mais prejudicado serão todos, sejam uns, outros ou aqueloutros. Se "isto" continuar a vergonha - que nos envergonha a todos, os que pela Lusíada "lutaram" e os que hoje nela estão - será a dobrar; pelo passado que temos - que jos deve responsabilizar - e pelo futuro que aí vem que seguramente, a continuar-se neste lamentável estado de coisas, provavelmente será amargo. Não me admiraria que a Lusíada fosse severamente penalizada por tudo "isto". Sinceramente, a continuar assim, é o que mereçe.

Sejam Lusíada com L Grande. Pensem no que para trás foi feito, o que custou a fazer, o que são e o que querem ser. Não reneguem o passado pois mais tarde ou mais cedo, se o fizerem, ele cairá bem em cima de vós.

Sol Lucet Omnibus.

 
At 7:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Há que pôr finalmente o dedo na ferida.

O corpo discente da universidade desde à muito que está subjugado a interesses subreptícios de uma meia dúzia de imberbes claqueiros à boa maneira Napolitana ou superdragoniana, onde se movem interesses obscuros e que apenas se pretende gerir a si mesmo, não dando qualquer valor à real representatividade dos alunos enquanto tal e muito menos às suas reais necessidades enquanto estudantes universitários, ocupando-se em manter entretidos os alunos através de iniciativas de fachada que servem curiosamente para gerar e gerir receitas (quase nunca aplicadas em favor do todo) e não para dignificar os alunos e a universidade enquanto espaço de formação dita superior. Há uma moral obscura mas ao mesmo tempo grosseiramente visivel que se espelha até na própria gestão da universidade, subsidiando moralmente uma espécie de plantel junior que repete à escala discente metodologias correntes de gestão de carácter duvidoso, se se atentar à função primária do que deve ser uma instituição dita de ensino superior - que deve apostar na investigação, inovação e capitalização do seu maior recurso, a mente humana e a educação superior, canalizando para isso os recursos que detêm. O plantel junior é aqui tolerado porque moralmente serve os interesses superiores pois adaptado está à moral vigente que apenas se sustenta num prisma: o lucro. E aqui repete-se à escala discente a mesma lógica de gestão, sendo que a prazo, como antes ocorreu, o plantel junior um dia servirá o sénior até se for caso, como já foi. O clima foi e é de silenciamento generalizado e que por isso impossibilita qualquer acção que contradiga a moral instituída marcando os que a isso se atrevem como se reclamar fosse crime, sendo que ameniza sempre com festas e mais festas em que esta universidade é realmente mestra para lá de doutorada. O domínio dos vários organismos discentes é fulcral neste contexto, atravessando-os na diagonal e raros são os existentes e distintos organismos discentes que não são infectados pela permanência de alguns dos acima referidos imberbes cujo unico intuito será controlar os mesmos organismos e assim controlar quer o restante corpo discente, quer essencialmente controlar os meios para atingir os seus fins particulares, desviando assim a função dos mesmos organismos para outras actividades que não as que de facto lhes cabem. Todo este contexto mais não é que o espelho do ensino superior privado em geral que tenta passar para fora uma imagem que em nada corresponde à vivida de facto dentro de portas numa espécie de virtudes públicas pejadas de vicios privados. Esta situação com os alunos mais não é que um projecto em estirador do que são hoje as universidades privadas onde os escandalos se sucedem aos escandalos quando de uma universidade se esperam sucessos atrás de sucessos naquilo que é a sua génese: formar alunos e essencialmente, mulheres e homens para a vida.

 
At 5:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

PALAVRAS SÁBIAS.....

 
At 7:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caros amigos,
Já lá vão muitos anos em que me licenciei na ULP e pergunto-me se o meu português era comparável ao usado neste blog.
Se eu fosse professor, só pelo português, já estava chumbada a esmagadora maioria!
No mais e quanto à UL, são os de sempre... porventura com outras caras... que vão tapando as outras, que ficam por trás... mas ressuscitam!
Infelizmente, pelo que sei, não é só um problema da UL, é um problema do ensino superior privado - pelo menos com o descaramento com que se fazem as coisas...
Há que estudar e esperar não cair em desgraça aos olhos dos "intocáveis".
Combatam! Com ganas e inteligência, os tribunais estão abertos (e às vezes até fazem justiça...).
Mas não se exponham, não nos exponham, não exponham a UL publicamente!
Não se esqueçam que, cêdo ou tarde, vão entrar no mercado de trabalho e o que aqui é escrito pode ter sido lido por quem vai decidir a vossa admissão.
Saudações académicas!

 
At 5:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem, com ja falta pouco para a queima os velhinhos do restelo deste CVULP vão começar a sair da toca a ver se lhes calha alguma caloirinha novinha na rifa ja k a maior parte deles ja tem mais de 30 anos e deviam ter idade era para estarem a preocuparem-se em trabalhar e deixarem de viver as custas dos papas e arranjarem mulheres da idade deles....

 
At 7:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É esta nova comissao que queriam???? Valente merda.... Eu sou caloiro e a mim e ao meu grupo ninguem nos vai praxar... Só somos à volta de 50 rapazes. Tou para ver a vossa figura de macacos

 
At 5:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ah bem, a tua maneira de pensar é muito boa, para combater o crime, temos de ser criminosos também? boa... perdeste a razão toda.

 
At 6:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

o ISEP é pior

 

Enviar um comentário

<< Home